Antes de baixar qualquer arquivo leia abaixo.

Todo o material postado no blog Músicos Cristão provém da própria internet ou de arranjos compartilhados gentilmente pelos próprios arranjadores.
Em hipótese alguma o blog usa de má-fé alterando o arranjo e dizendo ser de sua autoria.
Portanto ao encontrar nesse site qualquer material de sua autoria sem o seu concentimento, favor nos avise pelo e-mail : contato.mayquel@gmail.com e retiraremos do ar imediatamente.
Nós valorizamos muito o talento e os direitos autorais de cada maestro.
Obrigado!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cifras


Atualmente o uso de Cifras têm-se espalhado em grande escala no meio musical e devido às publicações de diversas fontes, a nomenclatura acaba também se confundindo e os padrões perdidos.
Neste artigo, vamos esclarecer algumas nomenclaturas utilizadas em cifras que muitas vezes por não serem compreendidas, tornam o uso da mesma confuso.
Vamos começar pelo exemplo dos acordes com sétima maior. Veja as várias nomenclaturas utilizadas para este tipo de acorde:
C7M C7+ C7Maj
Todos esses exemplos se referem ao mesmo acorde, ou seja, a Dó com Sétima Maior. O último exemplo refere-se às cifras que são originadas de países de língua inglesa ou de forte influência deste idioma, pois a abreviação de Maj, significa Major = Maior, referindo à sétima. No entanto, esse termo não é necessário ser utilizado em Cifras nacionais, pois gera confusão e polui um pouco mais as suas cifras do que os outros exemplos citados, para acordes com sétima maior.
Outra nomenclatura que é bastante usada, mas poucos sabem realmente seu real significado é a que tem a alteração adicionada (add…).
Veja os dois exemplos:
C(add9) C 9
Este acorde significa que terá que constar na sua formação uma nona adicionada a uma tríade padrão de Dó Maior. Se você conhece basicamente formação de acordes, conseguirá identificar que esse acorde terá que ter as notas:
Mi e Sol = A tríade natural de Dó Maior
1ª 3ª 5ª
Ré = A nona de Dó

Caso a cifra apareça como o segundo exemplo citado acima, somente com a nona, uma das notas da tríade natural pode ser suspensa. Veja os exemplos abaixo:
 e Sol = A 3ª foi suspensa com o aparecimento da nona.
Mi e Sol* = A 1ª foi suspensa com o aparecimento da nona.
* Vale ressaltar, que esta formação não suspendeu o baixo do acorde porque mesmo suspendendo a 1ª na formação, necessita de um Dó mais grave (a mão esquerda no caso do Teclado ou as cordas mais graves no caso do Violão). A suspensão do acorde que estamos tratando não interfere na Fundamental do Acorde que continuará sendo a mesma (C no caso). Qualquer mudança do baixo para outra nota, ou teríamos uma inversão do acorde ou outro acorde.
Já que estamos falando em acordes suspensos, vamos falar dos acordes sus4. Veja os exemplos:
C sus4 D sus4
O termo “sus” significa suspenso, e no caso da quarta ela suspendeu a terça do acorde, e o resultado que temos é um acorde híbrido no sentido da definição de maior ou menor, ou seja, o acorde fica sem a definição se é maior ou menor pois a terça é quem tem a função de determinar essa distinção e foi suspensa pela quarta. Veja como ficaram as formações dos acordes do exemplo:
C sus4 =  e Sol (a nota Mi – terça – foi suspensa e substituída por  – quarta)
D sus4 = Ré, Sol e Lá (a nota Fá # – terça – foi suspensa e substituída por Sol – quarta)
Outros exemplos que confundem:

nº 1 nº 2
C 13 ou C 6
C 9 ou C 2
Cm 11 ou Cm 4
Todos esses exemplos se referem aos mesmos acordes, porém os que são mais utilizados são os exemplos de nº 1.
Jonatas Terceiro - Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios.


E vc? já fez seu pedido na Kel produções?
Não perca tempo e presenteie quem vc ama !
Ótimas opções de presentes musicais !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Curta nossa Página no Facebook.
Faça um blogueiro feliz...comente, não dá dinheiro, mas recompensa demais!