Antes de baixar qualquer arquivo leia abaixo.

Todo o material postado no blog Músicos Cristão provém da própria internet ou de arranjos compartilhados gentilmente pelos próprios arranjadores.
Em hipótese alguma o blog usa de má-fé alterando o arranjo e dizendo ser de sua autoria.
Portanto ao encontrar nesse site qualquer material de sua autoria sem o seu concentimento, favor nos avise pelo e-mail : contato.mayquel@gmail.com e retiraremos do ar imediatamente.
Nós valorizamos muito o talento e os direitos autorais de cada maestro.
Obrigado!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aprenda a Ler a'' tal'' da partitura


E para os homens que querem ser Músicos ou para as mulheres que querem ser Musicistas, a começar pelo ponto principal da música, terá que aprender cada detalhe sobre a leitura das partituras, pois aos olhos parece que a única coisa a aprender a ler são as bolinhas dentro dos espaços e linhas, mas não, existem centenas de regras para ler as partituras.

Além de saber o posicionamento exato de cada nota representadas por bolinhas na partitura, você precisa saber qual o nome das notas, se são Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia e Fusa. Além disso, dentro das aulas para Aprender ler Partitura, você verá que precisa de muita dedicação e estudo, para saber de cor e salteado cada bemol ou sustenido.

Outro ponto muito importante para o músico nas Partituras são as pausas, cada uma delas representam seus próprios tempos, sendo que seus nomes vão de Pausa de Semibreve até Pausa de Fusa, seguindo a mesma ordem dos nome citados em negrito depois de Bolinhas na Partitura logo acima. Em questão, um erro de pausa dentro de uma partitura pode representar problemas graves na execução e sincronia de todos os instrumentos.

Em geral, somando todos os instrumentos que compõe uma Orquestra, você verá que muitos deles são de claves diferentes, ou seja, alguns deles podem tocar na Clave de Sol, outros na Clave de Fá e mais um bocado na Clave de Dó. Com tudo, todos eles lêem as mesmas notas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), porém a ordem das notas representadas nas partituras são diferentes dos demais.

Você pode aprender muito mais sobre a Leitura de Partituras a partir do link http://amais.esoterica.pt/documentacao/ler_partituras.pdf, em formato PDF online. Ná página do link você encontrará tudo que precisa saber para executar as notas, tempos, acidentes e tudo que esteja dentro de uma partitura. Ao todo são 19 passos que o levará ao conhecimento total das partituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Curta nossa Página no Facebook.
Faça um blogueiro feliz...comente, não dá dinheiro, mas recompensa demais!