Estranho esse título, mas tem tudo a ver do que representa o mercado musical de hoje em dia. Quando falamos de músico instrumentista, estamos falando daqueles que apenas tocam o seu instrumento musical. Porém existem vários tipos de músico como compositores, produtores, arranjadores e etc. Onde não necessariamente obriga a pessoa saber tocar um instrumento musical
Isso vale para qualquer profissão, pois não basta você entender apenas daquilo que você sempre sonhou em fazer, você tem que valorizar a sua imagem, sempre se atualizar, ter conhecimentos a mais de outras matérias e assim por diante. No nosso caso é a música e nos dias de hoje apenas tocar não basta, pois a tecnologia e a globalização cada vez mais vêm abrindo as portas da facilidade para que a pessoa possa se inteirar cada vez mais no segmento musical.
Quando falamos de segmento musical, estamos falando de um mercado abrangente, um mercado que roda, e uma profissão dentro desse mercado depende da outra. Nos dias de hoje, o músico tem que ser completo, tem que agregar novos conhecimentos, e esses conhecimentos de uma forma direta ou indireta acaba afetando o profissional em questão que pode ser você.
Em um ponto de vista particular, quando a pessoa entra em alguma faculdade, significa que ela tem o desejo de ter um grande conhecimento referente à música, dessa forma buscando a profissionalização. Não somente na faculdade, como no conservatório também, onde nesse caso deve ser feito uma pesquisa para atender essas pessoas que desejam ser profissionais e as separando das que desejam apenas tocar por hobbie. Mas em especial para essas que querem se profissionalizar, quais os requisitos que essas universidades e conservatórios devem ter?
O mínimo que eles devem fazer é oferecer uma estrutura para que o músico saia preparado para encarar o mercado musical de uma forma globalizada, sendo assim, os cursos básicos que devem ter são:
- Noções Básico-Intermediárias de Áudio e Produção Musical;
- Noções Básico-Intermediárias de Luthieria;
- Noções Avançadas de mercado (Marketing);
Além é claro de história da música, teoria, prática e cursos que já são existentes. Coloquei esses 03 em especial, pois eles hoje em dia fazem parte do dia-dia do músico. Todo músico instrumentista tem que conhecer seu instrumento não apenas para tocar, mas um mínimo de conhecimento sobre a regulagem dele e pequenos consertos a pessoa deve ter, e aí entra a Luthieria. Todo músico instrumentista tem que conhecer sobre Audio nos dias de hoje, pois a tecnologia pede isso, e cada vez mais os músicos vêm se atualizando, gerando concorrências cada vez mais fortes para você que quer se profissionalizar. Hoje em dia, o músico se auto produz, possui um home Studio, grava na sua casa e manda sua gravação até para o outro lado do mundo. São conhecimentos que só agregam de forma positiva para o seu currículo, conseqüentemente abrindo novas oportunidades de carreira. Quando se fala de mercado, se fala de marketing, e o marketing em especial é obrigação principalmente das faculdades em levá-lo paralelo com o aprendizado do instrumento em questão, além das outras disciplinas básicas do curso de música. O Marketing está em tudo, e cada vez mais ele está sendo fundamental para o músico trabalhar com sua imagem, pois a concorrência a cada ano que passa só tende a aumentar, logo, o marketing é tão importante quanto o próprio instrumento que você toca.
Se você apenas toca o seu instrumento musical e não tem pelo menos noção de Audio, Luthieria e Marketing, essa é uma boa hora para começar a investir nesses conhecimentos, pois o beneficiado será apenas você. Hoje sou músico, mas fiz faculdade de Marketing e acabei me formando, e ele hoje vem sendo fundamental pra mim. Tudo que envolver interesse com dinheiro o marketing deve ser introduzido. Pense nisso você também e tire esse artigo como uma forma de oportunidade para que você comece a se valorizar mais como músico.
Falou e Disse Mayquel!!! :)
ResponderExcluir